Estratégia de Resgate de Não Vacinados
A campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), voltada para adolescentes e jovens entre 15 e 19 anos foi lançada. A iniciativa, que faz parte da Estratégia de Resgate de Não Vacinados, seguirá em todas as unidades de saúde de Alto Garças até 01 de agosto (podendo ou não ser prorrogada). A ação tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal em todo o Brasil.
- “No calendário de rotina essa dose é destinada a meninos e meninas na faixa etária de 9 a 14 anos. Essa ampliação visa atender aquelas pessoas que por algum motivo não tomaram a vacina do período indicado”, destacou Claudia Gasparelo, coordenadora de Imunização do município. “Entendemos que essa proteção é importante e seguimos fazendo busca ativa e alertando esse público-alvo para garantir a dose da vacina e reduzir os riscos de cânceres associados ao HPV, como o de colo do útero, pênis, boca e ânus.
Proteção contra o HPV – Na Rede Municipal de Saúde, a vacinação é destinada para meninas e meninos de 9 a 14 anos e outros grupos específicos definidos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), a exemplo de mulheres e homens que vivem com HIV, transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos na faixa etária de 9 a 45 anos, vítimas de abuso sexual e pessoas imunocompetentes.
Também fazem parte do grupo para prevenção usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de HIV, com idade de 15 a 45 anos, que não tenham tomado a vacina HPV ou estejam com esquema incompleto (de acordo com esquema preconizado para idade ou situação especial); e pacientes com Papilomatose Respiratória Recorrente/PRR a partir de 2 anos de idade.
Onde se vacinar:
Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs): 1, 2, 3 e 4.
Todas as vacinas do calendário de rotina e,
Vacinas de campanha:
– Dengue: adolescentes de 10 a 14 anos;
– Influenza: Toda a população acima de seis meses de idade;
– Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;
– HPV: campanha de atualização para o público de 9 a 19 anos.
Horário: 7h às 11h e das 13h às 17h
- É importante levar a carteira de vacinação, cartão do SUS e CPF no momento da imunização.