Data: 18 de Maio de 2022

🗓️O dia 18 de maio é uma data que sempre mobilizou a Prefeitura Municipal de Alto Garças-MT, (Conselho Tutelar) e diversos parceiros com ações positivas para intensificar o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no município.

✅Com o tema Faça Bonito - “Cuidar de nossas crianças e adolescentes, é reponsabilidade de todos, fique atento. Proteja”, a Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ministério Público, Conselho Tutelar e demais órgãos de proteção e defesa dos direitos da criança, estão engajados nesta campanha.

👉🏽Dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, em memória à menina Araceli, uma das mais emblemáticas vítimas de violência contra a criança no país.

Araceli Cabrera Crespo tinha 8 anos quando foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada, no Espírito Santo, em 1973. Nesta quarta-feira (18), o desaparecimento da menina completa 49 anos, mas ninguém foi punido pelo crime. Após a prisão, julgamento e absolvição dos acusados, o processo foi arquivado pela Justiça.

A proposta anual da campanha, que nesse ano comemora 49 anos de mobilização, é destacar a data para sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar nesta luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Conselho Tutelar programou às 15h e 30min um pit-stop na avenida 7 de Setembro, frente a praça central, informando e entregando panfletos sobre a campanha.

A campanha Maio Laranja tem ações articuladas para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade para participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Esta campanha é muito importante e merece muita atenção, porque violência contra crianças e adolescentes é crime e crime precisa ser denunciado.

Prefeitura Municipal de Alto Garças-MT, TEMPO DE CRESCER!