Colaboradores da Rede Municipal de Educação participam do TJMT Inclusivo em Rondonópolis
Autor: Bárbara Brito Telles
Representantes da Rede Municipal de Educação participaram, nesta quinta-feira (17), da 5ª edição do TJMT Inclusivo – Capacitação e Conscientização em Autismo, realizada no Centro de Eventos da ADNA, em Rondonópolis. O encontro reuniu profissionais da educação, saúde e justiça em um dia inteiro de atividades voltadas à conscientização sobre o autismo, inclusão social e o fortalecimento das práticas de acolhimento a famílias atípicas.
Promovido pela Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), em parceria com a Diretoria do Fórum de Rondonópolis, a Escola Superior da Magistratura (Esmagis-MT), a Escola dos Servidores, o Projeto Autismo na Escola e a ADNA de Rondonópolis, o evento trouxe palestras, exposições e painéis sobre diagnóstico, direitos e cuidado humanizado.
A Rede Municipal de Educação marcou presença com um grupo de servidores e educadores comprometidos com o tema da inclusão Coordenadora do AEE Celi, professora Kátia Mariana, professora Mônica, professora Vânia e a professora Kelly Cristina reafirmando o compromisso da gestão municipal com a formação continuada e com a construção de uma educação mais empática e acessível.
A secretária de Educação, Rosilene L’Astorina, destacou a importância dessa participação:
“A inclusão é um dever de todos. Estar aqui é aprender mais para acolher melhor nossos alunos e suas famílias. Cada capacitação como essa é uma oportunidade de aprimorar nosso olhar e nossas práticas dentro das escolas.”
O evento também contou com a presença da desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJMT, e da juíza diretora do Fórum de Rondonópolis, Aline Bissoni, que reforçaram o papel do Judiciário na promoção de políticas inclusivas em todas as esferas da sociedade.
A Prefeitura Municipal parabeniza e agradece aos profissionais da Educação que participaram do encontro e reitera o apoio do prefeito municipal e da secretária Rosilene L’Astorina por priorizarem políticas públicas voltadas à formação e à inclusão.
“Essa preocupação da gestão municipal com a causa do autismo mostra sensibilidade e compromisso com o futuro das nossas crianças e com uma sociedade mais justa e acolhedora”, reforçou um dos participantes.
A iniciativa reflete o lema do evento — “Lugar de autista é onde ele quiser estar” — e reforça o compromisso do município com a inclusão e o respeito à diversidade.