Data: 11 de Junho de 2022

🗓️Nos dias 08 e 09 de junho, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Alto Garças-MT, participou de uma palestra sobre capacitação APH, com uma equipe do Corpo de Bombeiros de Alto Araguaia, na Secretaria Municipal de Saúde em Alto Garças.

👉APH é a sigla para Atendimento Pré-Hospitalar. Trata-se de um atendimento que é feito antes mesmo de o paciente chegar ao hospital, ou seja, o atendimento fora do ambiente hospitalar. Pode ser realizado no local em que a vítima sofreu o acidente ou precisou de emergências clínicas, até mesmo na ambulância, à caminho do hospital. Em situações em que o estado do paciente é muito grave, o APH torna-se essencial para a vida da vítima. Tendo em vista que o trajeto do local em que a vítima está até o hospital são minutos fundamentais para a vida da pessoa.

✅Vale ressaltar que o Atendimento Pré-Hospitalar (APH), só pode ser realizado por uma equipe médica profissional e especializada. Quando ocorre um acidente ou alguma emergência clínica é comum que algumas pessoas que não são especializadas tomem medidas de APH. O ideal é que os cidadãos presentes na situação solicitem o atendimento móvel através dos 192 e 193. Sendo assim, uma equipe especializada irá se dirigir até o local, realizando o APH de forma adequada.

🚑Logo, é importante dizer que o Atendimento Pré-Hospitalar (APH) não envolve somente os profissionais encarregados do atendimento no local. Sendo assim, o APH é uma área multidisciplinar, pois trata-se de um trabalho em equipe que engloba diversas áreas.

🚨O APH não pode ser realizada por pessoas que não são especializadas, pois envolve análise criteriosa por parte da equipe fixa da triagem, que irá analisar à partir das informações obtidas na ligação com a pessoa que acionou o serviço de emergência. Logo após essa análise, o médico regulador, de forma rápida, irá acionar a equipe, ambulância e materiais adequados para a situação. Então, fica claro de que, além do conhecimento técnico, os materiais de aph são essenciais no atendimento pré-hospitalar.

🌱Prefeitura Municipal de Alto Garças-MT, TEMPO DE CRESCER!