História de Alto Garças

» A CIDADE

O município tem esse nome "Alto Garças" pelo fato do Rio Garças ter as suas nascentes dentro do território municipal. Alto Garças é pioneira e principal pólo sementeiro do Estado de Mato Grosso. Dentre os produtores sementeiros destacam-se as Sementes Adriana, Sementes Arco Íris, Sementes São Jerônimo, Sementes São Lourenço, Sementes Girassol, dentre tantas outras. Além de pólo sementeiro e de grande produtora de grãos, destaca-se também pela pecuária e pela rica área florestal. Localiza-se a 43 km do terminal ferroviário da ALL e a 353 km da capital Cuiabá. A região é rica em belos rios e cachoeiras, oportunidade de turismo, além de possuir dentro do município as nascentes dos Rios Garças e Itiquira.

 

» A HISTÓRIA DA CIDADE


O município é de origem bastante recente, o desbravamento, propriamente dito de suas terras e a sua consequente formação populacional está intimamente ligada à atividade garimpeira, a qual começou a se desenvolver na região a parti de 1919, com a chegada dos primeiros aventureiros do garimpo, sedentos de valiosíssima pedra ali existente: o DIAMANTE.
Entretanto, o desenvolvimento do município, que no decorrer de sua história evolutiva passou pela denominação de São Vicente do Bonito, São Vicente e finalmente, Alto Garças, não se limitou apenas à extração mineral, mas baseou-se também no florescimento da agropecuária, que proporcionou um grande impulso à região e hoje graças ao cultivo da soja, do algodão, da braquiária entre outros cultivos, o município encontra-se em pleno desenvolvimento.
Em 03 de Fevereiro de 1933, o município foi elevado à categoria de distrito, pertencente ao município de Santa Rita do Araguaia, durante este período, o seu progresso foi marcante, muito embora a sua duração tenha sido uma tanto efêmera, devido a um incidente ocorrido por questões de terras, fato este que provocou o êxodo de sua população e consequentemente, a estagnação de seu desenvolvimento.

Desta forma, somente em 1953, Através da Lei nº 1660, no dia 10 de dezembro, que Alto Garças passou a figurar como município.

Genealogia: O município de Cuiabá deu origem ao município de Alto Araguaia que deu origem ao município de Alto Garças.


Relevo: Planalto Taquari-Itiquira, Serra do Bonito.


Formação Geológica: Coberturas não dobradas do Fanerozóico, sub-bácia ocidental da Bacia do Paraná.


Bacia Hidrográfica: Grandes Bacias do Araguaia-Tocantins e a grande Bacia do Prata.


Alto Garçenses Ilustres: Vanessa da Mata, Cantora e Compositora da Música Popular Brasileira, reconhecida internacionalmente.

 

 

» DADOS GEOGRÁFICOS DA CIDADE

 

Alto Garças é um município brasileiro do Estado do Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 16º56&39;38" sul e a uma longitude 53º31&39;41" oeste, estando a uma altitude de 754 metros. Sua população, conforme CENSO/2010 era de 10.321 habitantes. Possui uma área de 3.672,22 km².

Privacidade